Competição é definida quando equipes ou pessoas, baseados numa regra que é clara a todos, competem entre si, com o objetivo de ser o melhor que o outro. O objetivo final é a valorização externa, muitas vezes motivada diretamente por conquistas pré-definidas – troféu, lucro, campeonato, dinheiro, etc.
É muito simples entender, basta pensar em qualquer campeonato esportivo – que no final sempre tem um Campeão – ou na sua empresa que busca alcançar ou manter-se líder no mercado – para aumentar lucro.
Na Competição a busca é sempre pelo melhor!
Fazendo uso deste conceito de Competição, gostaria de compartilhar com você a história do Seu Manuel: 53 anos de idade, paulista, administrador de empresa, fumante, sedentário, pré-obeso e estressado – teve um infarto há 5 anos. Passou por uma experiência de quase morte, onde ele e toda sua família (esposa e 2 filhas) sofreram muito. Depois do episódio, Seu Manuel resolveu agir ativamente em sua vida: contratou um personal trainer, começou a fazer exercícios diários acompanhado por um nutricionista. Caminhava todos os dias. Passou a correr aos poucos. Cada vez mais…
No último ano Seu Manuel participou da Maratona de Nova York – a maior do mundo com mais de 30 mil participantes. Nestas competições, os organizadores da prova selecionam as pessoas que realmente tem chances de vencer a corrida – em função de tempos anteriores – e as colocam em um “pelotão de elite”. Nesta corrida tinha menos de 100 pessoas neste pelotão.
Pergunto: o que faz uma pessoa participar de uma competição sabendo que ela não vai vencer? Se o objetivo na Competição é a vitória, é ser o melhor, o que motivou Seu Manuel e tantas outras pessoas a participar da prova?
Esta resposta é o significado de Competitividade.
Competitividade é um conceito comportamental que impulsiona as pessoas a serem melhores. Tem como objetivo a busca da superação pessoal e a valorização subjetiva de ter feito o seu melhor.
As equipes de alto desempenho devem adotar práticas competitivas em suas ações com o mercado – com objetivo de tornar-se a melhor em seu segmento – E valorizar, reconhecer e incentivar o espírito de competitividade em sua equipe – com o objetivo de tornar-se a melhor em seu segmento.
Autor: Ricardo Nakai.
Fonte: http://vocesa.abril.com.br/blog/ricardo-nakai/2010/03/10/27/
Nenhum comentário:
Postar um comentário