terça-feira, 7 de julho de 2009

Viver sem PC, iPod e celular? Nem pensar!

Viver sem PC, iPod e celular? Nem pensar!
Realmente não me vejo hoje vivendo sem acesso as tecnologias.
Fonte: Karine Nobre - http://www.gazetaonline.com.br

Celular, iPod, videogame, computador... Há muito tempo que tecnologia deixou de ser apenas uma ferramenta de trabalho. Principalmente para quem nasceu a partir de 1980 e sempre foi acostumado com computador e jogos eletrônicos. Para eles, tecnologia é uma forma de diversão, comunicação, expressão – tudo junto e sem poder ser separado.

Conhecida como geração Y, os nascidos sob esse "signo", são considerados nativos digitais, pois conseguem acompanhar com mais facilidade todas as rápidas mudanças trazidas pela evolução da tecnologia. E para esse grupo, um mundo sem a telinha do computador ou a presença de um videogame é inconcebível.

É o caso dos irmãos Anna Carolina Simão Quintanilha, 15, e Leonardo Zanandréa Quintanilha Junior, 12. Desde pequenos estiveram em contato com equipamentos eletrônicos, e na maioria das vezes, aprenderam a mexer sozinhos ou com dicas de amigos.

"Uso o computador para entrar no Orkut, MSN, Google para fazer pesquisas. Já o meu irmão gosta mais de videogame. Mas também tem o lado negativo, já que o uso exagerado do computador pode influenciar a gente a falar errado, por exemplo", conta Anna.

Inclusive já fizeram um endereço de e-mail para a mãe, a professora Josenia Maria Simão Quintanilha, 41. "Aprendi a usar com eles. É uma troca de experiências. quando a Anna está no computador, fico sempre do lado dela, conversando. E o Leonardo ouve muito a irmã", diz.

Para a psicanalista e membro da escola Lacaniana de Vitória, Renata Conde Vescovi, esse diálogo entre pais e filhos não pode faltar, mesmo que os interesses pareçam estar a anos-luz de distância. "Todo avanço da informática é uma descoberta fantástica. A pergunta é: qual o uso que será feito disso? O adulto tem que estar sempre perto, como intermediador", atenta.

Saiba como gerenciar uma criança geração Y
Computador

Contato. Deve começar quando a criança souber usar os pronomes (eu, tu, ele)

Máquina. Lembre à criança que o computador é apenas uma máquina, com coisas boas e outras ruins

Horários. Limite o tempo de uso e supervisione sempre. O computador não pode competir com os estudos

Livros. Devem ter seu lugar, junto com o computador e a internet


Celular

Uso. A primeira pergunta a se fazer ao dar um celular para a criança é: há necessidade para isso ou é só um capricho da criança?

Segurança. Só deve ser liberado a partir do momento em que a criança já và à escola ou casa dos amigos sozinhos.


Tocadores de MP3

Som. Explique que volumes altos prejudicam a audição

Isolamento. Um tocador de MP3 não pode servir de um instrumento para a criança se isolar do mundo

Conversa. O aparelho deve virar uma forma de aproximação entre crianças


Videogame

Horário. Uso deve ser limitado, e a diversão não deve competir com os estudos ou o sono

Classificação. Jogo deve ser adequado à idade da criança ou adolescente

Diálogo. Pais devem acompanhar os jogos

Babá. O videogame não deve ser usado como babá eletrônica. Os pais devem se responsabilizar pelos filhos e observar o que estão fazendo

Renata Conde Vescovi, psicanalista.
O lema deles é: tudo-ao-mesmo-tempo-agora

O domínio da tecnologia é apenas uma das características da geração que já nasceu sabendo usar os recursos tecnológicos que facilitam a vida do ser humano. Os nativos da Y são conhecidos também pela velocidade de raciocínio e pela capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Também estão mais acostumados com a velocidade e diversidade que são características do mundo digital. A origem do termo é uma referência ao grupo anterior, a geração X, que hoje preenchem cargos de chefia nas empresas e vêem a tecnologia apenas como ferramenta de trabalho.

"Que uso será feito do avanço da tecnologia? O adulto tem de intermediar".Renata Conde Vescovi Psicanalista.

Percentual 26% dos americanos
É o índice da população dos EUA que se encaixa na geração Y, com idades entre 8 e 25 anos.

Bom e ruim
PONTOS POSITIVOS

Rapidez. Aprendem mais rapidamente as coisas que são ensinadas

Autodidatas. Não precisam de um intermediador para aprenderem assuntos de seu interesse

Adaptação. Mudanças e novas situações não são um problema para serem aceitos

Criatividade. Por terem mais acesso à informação e tecnologias variadas, é considerada a mais criativa

Informalidade. É preferida por facilitar o acesso às informações. Por outro lado, pode se tornar um problema dentro da hierarquia de uma empresa

PONTOS NEGATIVOS

Concentração. A geração Y encontra mais dificuldade para centrar-se na realização de apenas uma tarefa

Instantaneidade. Preferem realizar projetos mais curtos, já que estão acostumados pela velocidade da internet

Paciência. Valorização do presente e não têm paciência para permanecer muito tempo em uma empresa

Promoção. Querem começar a carreira com cargos mais altos e têm pressa em conseguir uma promoção. Conquistas degrau a degrau, não é com eles

Valorização. Esperam sempre ser recompensados por algo que fizeram. Quando isso não acontece, perdem o interesse

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