quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Estudo diz que e-mail vai sair de moda e morrer em dez anos

Pesquisadores da Universidade de Kent, na Inglaterra, dizem que os serviços de e-mail só têm mais dez anos de vida, à medida que são substituídos por outras formas de comunicação online como os programas de mensagens instantâneas do tipo MSN ou as redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.

A pesquisa, financiada pela TalkTalk, uma empresa britânica de internet, indica que só 51% dos jovens e adolescentes britânicos ainda usam o e-mail regularmente.

A impressão é que o correio eletrônico, encarado como algo ultrapassado e fora de moda, começa a ficar restrito às pessoas mais velhas. O estudo indicou que 98% das pessoas com mais de 65 anos de idade e 96% dos internautas com idades entre 45 e 64 anos ainda usam esse tipo de serviço.

Mark Schmid, porta-voz da TalkTalk, diz que os jovens hoje preferem as tecnologias que permitem o contato com grupos inteiros de uma só vez, em vez de conversas com apenas uma pessoa.

– O e-mail é o modo de comunicação dominante há cerca de 20 anos, mas isso não significa que vai ser sempre assim. Cada vez mais pessoas querem mandar mensagens rápidas e curtas que cheguem a várias pessoas de uma vez só.

www.folhavitoria.com.br

5 comentários:

  1. se os IM´s fossem pra frente a comunicação seria bem mais rápida e melhor.

    porém existem os 'contras', essa situação aqui no brasil, numa empresa com certeza a maioria dos funcionário ficariam nos IM´s ao invés de trabalhar.

    nesse tempo, acredito que uma política de uso e controle dos novos e-mails será válida!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o e-mail como conhecemos hoje tende a acabar, no entanto acredito que ele acabará evoluindo para uma ferramenta de comunicação e interação em grupos, vide googlewave, e vai acabar incorporando as redes sociais, reunindo assim funcionalidades como login único e interoperabilidade entre blog, e-mail, twitter, IM entre outros.

    O objetivo será o acesso e compartilhamento de informação (fotos, videos, textos, etc) de forma fácil, rápida, em qualquer lugar e/ou circunstância, por qualquer meio ou método (celular, pc, palm, ipod, iphone, geladeira, tv, etc...).

    Torçamos para não demorar muito! =)

    ResponderExcluir
  3. o email nunca vai morrer!
    vê se pode, nem é ecológico.. gasta papel e o deslocamento de cartas não é mágico, gasta combustível.. polui..etc

    ResponderExcluir
  4. levando em consideração que tanto os serviços de e-mail quanto 'novas' formas de comunicação,
    sejam IM´s, wave, redes sociais..todas gastam combustíveis, poluem e etc...ja que necessitam de energia para os computadores.. :D

    realmente não existe mágica.

    a idéia da matéria e a qualidade e agilidade para o mundo 2.0. Se olharmos o desenvolvimento de websites de ontem para hoje, temos uma grande melhoria.
    a comunicação por sua vez, não poderia e nem deve ficar de fora.

    ResponderExcluir
  5. No meu ponto de vista, o e-mail está longe de sua extinção, muito pelo contrário, será no mínimo uma ferramente de formalização com conversas. Mas penso que no futuro bem próximo, utilizaremos mais feramentas integradas, com diversos serviços, podemos ver isso no Google por exepmlo.

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br