terça-feira, 29 de setembro de 2009

Como dirigir bem (LEIA E APRENDA!).

(Autor: Antonio Brás Constante)

Dirigir parece fácil. É basicamente conseguir fazer com que o veículo emque estamos sentados no papel de motoristas se mova para frente (ou paratrás em eventuais ocasiões), sem bater em nada. Mas uma coisa a vida nosensina: não confie em nada que pareça fácil. Caso contrário à frase ?se a esmola é demais o santo desconfia? não teria o menor significadoprático.

Tudo começa a se complicar quando entendemos que para sairmos do lugarcom o tal veículo, devemos dominar três pedais (freio, embreagem eacelerador), com apenas ?dois pés?.

Percebemos que para lidarmos com esses pedais não basta apenas pisarmosneles, mas temos de fazer isto em seqüências alternadas, coordenadas ede forma impensada, pois se pensarmos muito não dará tempo de evitar oacidente no qual estávamos justamente tentando achar um meio de impedir.

Contudo, os pedais são apenas parte da complexa cadeia de instrumentosdo veículo que devemos manusear. Outro complicador é a caixa de câmbio.Temos que saber qual marcha usar em cada situação, não esquecendo nuncade utilizar os pedais de forma sincronizada com a referida marcha paraque a mesma funcione.

Passamos de seres humanos a malabaristas de mãos e pés. Utilizandonossos membros em equipe na esperança de que eles saibam o que estãofazendo. Mas não é só isso. Devemos ter senso de direita e de esquerda,e para provar aos demais motoristas que possuímos este domínio,precisamos acionar o pisca-pisca na direção em que gostaríamos de viraro carro. Com um detalhe: se vamos para direita, a alavanca do pisca nãovai para direita e sim para cima, e se quisermos ir para esquerdadevemos move-la para baixo.

Necessitamos saber diferenciar a dita alavanca de outras que ficamespalhadas ao redor do volante, como por exemplo, a alavanca do limpadorde pára-brisa. Salvo se o limpador for acionado por botões, ou outrodispositivo qualquer (Calma, se você é um aspirante a motorista nãodesista ainda, pois tudo tende a piorar).

Ao se pensar em pegar à estrada, manipulando três pedais com dois pés,dominando as tais alavancas, os botões e demais dispositivos do painel esabendo os caminhos tortuosos que fazem as marchas serem engatadas, apessoa pode então se concentrar em dirigir. Isto consiste simplesmenteem ir pisando no acelerador, enquanto se olha pelo retrovisor lateralesquerdo, lateral direito, retrovisor traseiro, cuidando do marcador develocidade, e... Meu Deus! Olha para frente!

Enfim, para que possamos ser bons motoristas, devemos ter em mente quemesmo que não sejamos alienígenas de três pernas, quatro braços, e comolhos atrás da nuca, o maior complicador para conseguirmos ir bem notrânsito não é o pedal, a alavanca, o câmbio, ou outro mecanismoqualquer do carro. A principal peça que causa problemas e que deve serbem verificada antes de alguém assumir o volante é a sua própria cabeça.

Pois é ali que reside o senso de prudência, a consciência, o respeito, aatenção e a educação entre outros tantos fatores importantíssimos parase dirigir bem. Sem isso, qualquer passeio de domingo podetransformar-se em uma tragédia, muitas vezes fatal, guiando o pretensomotorista a um caminho sem volta.

Um comentário:

  1. Dicas para nosso dia a dia sempre são bem vindas.
    "Nunca sabemos tudo e nunca é tarde para aprendermos"

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