Kit conta com PCs da Itautec, banda larga da Embratel, financiamento do Itaú/Unibanco e publicidade online do Google
Mais de 90% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Brasil têm computador. Entretanto, 40% usam o desktop como servidor de rede e 38% não contam com departamento de TI, segundo revela estudo do instituto Ipsos, contratado pela Intel. Para ensinar as empresar como tirar melhor proveito do computador na gestão de seus negócios, a fabricante de chips lançou nesta terça-feira, 08/6, um kit batizado de Competitividade Tecnológica, feito sob medida para esse segmento.
O pacote com ferramentas e serviço foi anunciado em parceira com a Itautec, Embratel, Banco Itaú/Unibanco e Google. O objetivo da iniciativa é permitir ao pequeno empresário acesso a novos recursos para que ele ganhe evidência no mundo digital, capacitação em TI e linhas de financiamento.
O kit conta com computadores da Itautec baseados em chip de última geração da Intel que serão ofertados com descontos de até 10%. Os serviços voz e dados serão fornecidos pela Embratel, que fechou uma oferta que com conexão de banda larga de 3 Mbps e quatro linhas telefônicas por 161 reais. O Itaú/Unibanco se compromete a facilitar o acesso ao crédito e também prestar aos MPEs consultoria em gestão financeira. Já o Google dará um bônus de 150 reais para que esses empresários façam publicidade online de seu negócio usando o sistema AdWords.
Segundo o diretor de marketing da Intel Brasil, as MPEs são grandes geradoras de emprego e respondem por 2/3 do Produto Interno Bruto (PIB) do País, mas sofrem por não entenderem os benefícios da TI. Além de não possuírem especialistas em tecnologia muitas não têm contrato de manutenção, uma vez que a pesquisa do Ipsos contatou que 65% compram seus equipamentos no varejo e sem orientação técnica.
A dificuldade das MPEs com uso da TI não é uma realidade apenas do Brasil. O presidente da Intel para América, Christopher Bruno, afirma que esse segmento enfrenta barreiras de adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em outros mercados, por causa da falta de conhecimento em TI e também pela fragmentação das companhias. “A Intel vai trabalhar para prover tecnologia para essas empresas e ajudá-las a crescer em seus negócios”, diz o executivo.
O pacote de competitividade
As ofertas do kit Competitividade Tecnológica com soluções dos parceiros da Intel estarão disponíveis para compra no mercado brasileiro a partir de 21/6 pelo site Next Generation Center da fabricante de chip. O pacote será oferecido de acordo com as necessidades das empresas, com base em um questionário que elas vão responder.
De acordo com as informações fornecidas pela empresa, o sistema vai sugerir a quantidade máquinas que ele precisa para gerenciar com eficiência o seu negócio e a configuração das máquinas. O serviço informará inclusive o uso de equipamentos sem fio, caso o negócio exija mobilidade.
Após definição do kit que melhor atende a empresa, o empresário será remetido para o televendas da Itautec, que ficará responsável pelo fornecimento das máquinas, capacitação e suporte técnico.
O vice-presidente de vendas da Itautec, Claudio Vita, informa que a fabricante colocará à disposição das PMEs sua rede de assistência técnica com presença em 3,5 mil municípios brasileiros. “Todos nossos técnicos são da Itautec e vamos garantir que essas empresas não ficarão sem suporte”, afirma o executivo, lembrando que os proprietários dessas empresas são o vendedor, o contador e fazem tudo e não pode mais uma responsabilidade que é a de cuidar da TI
O kit lançado pela Intel não contempla software para gestão do negócio nem ferramentas de segurança, mas o diretor de marketing da fabricante justifica que o pacote é apenas o primeiro passo para inclusão das MPEs no mundo digital. Ele não descarta acordos com outros parceiros para que essas companhias tenham software no pacote.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/06/08/intel-lanca-pacote-de-ti-para-acelerar-competitividade-nas-mpes/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário